sexta-feira, 5 de junho de 2009

O Fuxico em minha vida

Sou apaixonada por artesanatos, acho o trabalho artesanal uma arte divina e que deve ser muito valorizada. Com mais ou menos 12 anos aprendi a fazer o ponto cruz com minha irmã, bordei muito e depois de um bom tempo parei de bordar, acho que não tinha mais paciência estava na fase da aborrecência . A 4 anos atrás voltei as artes manuais, primeiro bijuterias, depois pintura em madeira, em seguida feltro e por fim os tecidinhos, que hoje são minha paixão.

O artesanato voltou a fazer parte da minha vida para me desestressar, buscava uma fulga para algo que não sabia o que era, cheguei a uma conclusão com pesquisas que estava com síndrome do pânico, por vários fatos ocorridos em minha vida. Tinha medo e ao mesmo tempo vergonha de procurar um médico, e usei as artes como uma terapia para melhorar. Depois de muitas pesquisas e conversas com amigas internautas, que conheci através do artesanato resolvi que o mais certo era procurar um profissional. Com a ajuda certa percebi que as artes também estavam me fazendo muito bem e até hoje não passo um dia sem um paninho ou uma agulha na mão.

E agora vocês devem estar se perguntando: E o FUXICO????

Bom o fuxico veio devagar, confesso que achava chato e até um pouco cafona, pois não sabia nem como se fazia e aquele monte de retalhos misturados não enxergava o sentido de tudo aquilo.
Mas como todos os artesanatos que fiz e faço foram aprendendo sozinha em buscas na internet e com revistas, descobri a maravilha de fuxicar. E essa descoberta foi incrível, já que o fuxico não é um simples circulo de retalho e sim uma arte de transformar. Com o fuxico pode-se transformar tudo em um trabalho espetacular, cada circulo cortado podemos por a nossa imaginação a todo vapor, colchas, almofadas, blusas feitas apenas de fuxico.
Círculos também podem-se transformar em borboletas, flores, frutas e tudo o que sua imaginação permitir, cada arte que leva um detalhe de fuxico vira uma arte exclusiva.
Foi por estes motivos que me apaixonei pela arte de fuxicar e não podendo esquecer que o Brasil é o pais que produz mais fuxicos. Isso acontece, pois os brasileiros têm uma grande criatividade e habilidade em transformar a matéria em arte.

Então vamos fuxicar.
PAP de como fazer um fuxico
Confeccionar fuxicos é uma maneira criativa e barata de criar peças de moda e decoração com sobras de tecidos. A reciclagem de materiais é a grande vantagem da técnica.Para começar a produzir seus próprios acessórios, objetos e roupas, é preciso aprender primeiro a fazer o fuxico. Os materiais utilizados são pedaços de tecido, linha e agulha.Não há restrição quanto aos tecidos, mas o algodão é o mais indicado para os iniciantes.
Basicamente, a técnica pode ser dividida em quatro etapas:

1. Risque o avesso do tecido escolhido com lápis ou giz de costura em um molde redondo, que pode ser uma tampinha, um copo ou um círculo de papelão.
2. Recorte o pano, bote a linha na agulha e comece a alinhavá-lo com a borda virada para dentro até chegar ao ponto de início
3. Puxe a linha para franzir e vá ajeitando o fuxico com os dedos no meio da trouxinha
4. Arremate e passe a agulha pelo centro do tecido, para esconder o nó. Depois corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário